2 de nov. de 2010

Dicas Interessantes

1) A PRIMEIRA SEMANA DO PEIXE NO AQUÁRIO - A prática nos mostra que qualquer que seja o peixe, qualquer que seja a condição do seu aquário, e por mais correta que seja a escolha da espécie de peixe que poderá habitar no seu aquário, este peixe que você acaba de adquirir pode não se adaptar ao seu aquário...Por isso sempre consideramos a primeira semana de um peixe no aquário como crítica, pois são muitos os fatores que colaborarão positivamente para que o novo peixe se entrose bem com os antigos habitantes, com a decoração do aquário, com a alimentação e com a qualidade da água de seu aquário. Fique alerta e procure não assustar muito seu novo peixe, procure alimentar bem todos os peixes do aquário com alimentos vivos no dia da inrodução do novo hóspede e de preferência introduza o novo peixe a noite no aquário...Se o peixe viver bem uma semana em seu aquário, fique certo que ele se adaptou bem.

2) É MACHO OU FÊMEA? - Muitos aquaristas nos escrevem solicitando informações sobre como diferenciar o macho da fêmea nos peixes ornamentais...Em geral, podemos destacar que normalmente os machos são coloridos, mais agressivos, perseguem as fêmeas, possuem corpo mais esguio. Procure observar:
- NOS KINGUIOS: Nas guelras dos machos podemos observar pequenas "brotoejinhas" brancas. O tamanho e o formato da cauda não indica corretamente o sexo dele.
- NOS CARACÍDEOS: (Neons, Tetras, Mato Grosso) - os machos são mais esguios e suas nadadeiras anais são em forma de gancho.
- NOS LEBISTES, ESPADAS, PLATI OU MOLINÉSIA: Observe a nadadeira anal e verifique que ela é pontiaguda nos machos... É o gonopódio, o seu órgão copulador. Nos espadas machos você ainda pode observar a cauda em forma de espada.
- NOS ACARÁ-DISCOS: É difícil distinguir o sexo, mas se você observar bem, note que nas fêmeas, seu lábio inferior é maior, suas barbatanas pélvicas são menores e mais curtas e as nadadeiras dorsal e anal são curtas terminando em redondo...
- NOS ACARÁ-BANDEIRAS: Podemos observar que nos machos, a listra que atravessa o olho é mais estreita que na fêmea, seu focinho é mais pronunciado e os primeiros raios da nadadeira dorsal são mais irregulares e dentados... São características muito discretas.
- NO BARBUS SUMATRANO: Podemos observar que os machos são mais esguios e possuem um focinho e as barbatanas mais vermelhas.