2 de nov. de 2010

Aquário: Um mini universo




Todos nós temos uma idéia aproximada do que seja o Universo, o seu tamanho e a sua complexidade. Imaginemos agora uma partícula desse Universo, onde possamos ver o tamanho real e dominar toda a sua complexidade. Chamemos essa partícula de micro universo que poderá ser, no nosso caso, um simples aquário.Um aquário, onde podemos observar seres vivos demonstrando todo um mecanismo evolutivo. Onde os seres vivem e morrem, se procriam perpetuando a espécie, ficam doentes, proporcionam prazer para muitos e simples objeto decorativo para outros.
A sensibilidade de cada um de nós é que vai dar uma dimensão mais favorável ou não ao aquarismo, mas não podemos nunca esquecer de cuidá-lo convenientemente, obedecendo as regras fundamentais do bem viver que faz parte do nosso verdadeiro Universo.
Uma água sempre trocada e limpa, uma vegetação plantada de acordo, peixes sempre compatíveis para uma boa harmonia entre eles, correções do pH, limpeza dos filtros, colocação em relação ao Sol, definição sobre a tipologia se é comunitário ou individual, são alguns dos cuidados que devemos ter com o aquário.
Um aquário merece uma ótica bem diferente do que a maioria das pessoas vê, para que possamos tirar partido da beleza e riqueza desse pequeno mundo, onde temos a oportunidade de dominá-lo.
Quanto maior o aquário mais fácil é a sua manutenção, uma vez que o equilíbrio biológico é mais rapidamente conseguido devido ao volume de água.
A ornamentação é um dos pontos importantes na beleza do aquário porque vai criar ou não o impacto visual desejado e daí despertar atenção de todos.
A colocação das plantas mais altas sempre atrás e as mais baixas até o centro, deixando uma área livre para a concentração dos peixes. A utilização de troncos velhos combinando com pedras roliças complementam a decoração do “micro-universo .
Conseguir uma água cristalina é uma tarefa fundamental, não importando o mecanismo de filtragem. A iluminação está intimamente ligada à beleza da água. A areia deve ser de granulometria de média para grossa para que as raízes das plantas possam se fixar melhor e se desenvolver mais facilmente.
Como podem sentir, há uma série de atividades a ser criada, modificada, observada no aquário que o tempo passa tão depressa que não sentimos. É assim que acontece quando estamos diante de uma noite de luar, onde observamos um sem número de astros de brilhos diferentes e distâncias incalculáveis perdidos na abóbada celeste.
O nosso aquário não merece ser tão lindo como o nosso Universo?
Vamos agora cuidar melhor do nosso aquário porque ele também faz parte do universo em que vivemos.