13 de out. de 2016

Reproduzindo e Criando Louva a Deus - Esperança

Um inseto fascinante, o louva-a-deus está presente no mundo todo e pode ser um excelente animal de estimação. Até aqueles que não gostam de muitos insetos podem ser persuadidos pelo jeito com que o louva-a-deus vira a cabeça e olha por trás dos ombros à procura do dono (na realidade, ele é o único inseto que faz isso!).[1] Existem louva-a-deus de várias cores além dos icônicos verde e marrom: o Hymenopus coronatus, também conhecido como louva-a-deus orquídea, é cor-de-rosa. O tipo de louva-a-deus a que você terá acesso depende da região do mundo em que você mora e da forma com que pretende obtê-lo (capturando-o na natureza ou comprando-o de uma pet shop). Esse animal é mais peculiar e interessante do que parece à primeira vista, e tomar conta dele é fácil e divertido!


Parte 1
Encontrando um louva-a-deus


  1. 1
    Encontre um louva-a-deus. Ele pode ser encontrado em boa parte do mundo. Foi trazido à América do Norte no século XIX, onde, desde então, se naturalizou.[2] Se você sabe que há louva-a-deus selvagens na sua região, a melhor opção é apanhar um na natureza. Com cerca de 7,5 cm de tamanho e geralmente em marrom ou verde, esses insetos se misturam perfeitamente às folhas e galhos das árvores em que se abrigam, fazendo com que seja difícil avistá-los.
    • Procure-os em lugares com muitos arbustos, grilos e borboletas — estes são os alimentos favoritos dos louva-a-deus.
    • Olhe atentamente. Esses bichinhos são mestres do disfarce. A maioria deles é verde e esguio, muito embora haja espécies mais largas e acinzentadas, e até algumas rosadas. Certas espécies, mais comuns na Ásia e na África, se disfarçam de flores em vez de se disfarçarem de folhas. Tente imaginar como o louva-a-deus se comporta e como se parece quando finge fazer parte de uma planta, e você encontrará um com mais facilidade.

  2. 2
    Providencie um viveiro para o louva-a-deus. Uma vez encontrado, seu novo animal de estimação não vai precisar de muito espaço — a maioria dos louva-a-deus pode viver confortavelmente num espaço de 15 x 15 cm. O viveiro deve ser bem ventilado (o ideal é que seja uma gaiola de malha de arame, para que o louva-a-deus possa escalar e caçar) e ter uma tampa segura. Se for usar um recipiente de plástico, jamais use algum que tenha armazenado produtos químicos.
  3. 3
    Apanhe o louva-a-deus. A não ser que tenha medo de pegar em insetos, você não vai precisar de luvas para essa tarefa. Basta colocar a abertura do recipiente perto dele e, com cuidado, empurrá-lo para dentro com o auxílio de um graveto ou com a mão, se você não se importa de tocá-lo. Feche a tampa imediatamente, uma vez que louva-a-deus são muito astutos e aproveitam qualquer oportunidade para escapar.
  4. 4
    Compre o louva-a-deus. Se você não conseguiu encontrar um inseto selvagem, vá à pet shop da sua região e pergunte se eles podem providenciar um louva-a-deus. Dependendo do que a lei do seu país prevê a respeito de importação e criação de insetos em cativeiro, você vai ter várias espécies de louva-a-deus à sua escolha.
    • As pet shops costumam vender os louva-a-deus ainda em estágio de ninfa (parecida com uma larva). Cada ninfa vem num pequeno recipiente.



  5. Parte 2
    Abrigando o louva-a-deus

    1. 1
      Prepare o viveiro do seu novo animal de estimação. Para ficar feliz e saudável, o louva-a-deus precisa de um bom ambiente. Escolha um abrigo adequado, como um terrário. Estando o inseto em estágio de ninfa, leve em consideração que ele ainda vai crescer. Por fim, a temperatura do viveiro deve ficar sempre próxima dos 24 ºC durante o dia e um pouco menos do que isso à noite.[4]
      • Dê ao louva-a-deus objetos em que ele possa se empoleirar. Esse inseto fica mais confortável em folhas, galhos, gravetos, objetos a que ele possa se agarrar, do que no chão.
      • Decore o viveiro com folhagem, gravetos e outras coisas em que o bichinho possa escalar. Até plantas vivas podem ser usadas na decoração. Além de deixarem o viveiro mais bonito, vão servir como um abrigo natural para o louva-a-deus.
      • Para manter o viveiro na temperatura certa, você pode usar uma lâmpada aquecedora ou um painel de cerâmica. Basta se informar sobre esses itens na pet shop mais próxima.

    Parte 3
    Alimentando um louva-a-deus

    1. 1
      Dê ao louva-a-deus uma alimentação adequada. As necessidades alimentares dele variam de acordo com suas várias fases de crescimento, mas, em geral, não precisa de muita comida.
      • Para um louva-a-deus ainda em estágio de ninfa: moscas drosófilas (conhecidas como moscas das frutas), pequenos grilos, mosquitos, pulgões e outros insetos pequenos.[5]
      • Para um louva-a-deus que já está passando pela muda de exoesqueleto (ou o estágio conhecido como ínstar): ofereça insetos de tamanho maior. No entanto, é normal que o louva-a-deus rejeite certas espécies de inseto durante a ecdise; anote-as e retire-as do cardápio sempre que o louva-a-deus estiver passar pela ecdise novamente.
      • O louva-a-deus maduro requer um pouco mais de trabalho: apanhe borboletas, grilos, gafanhotos e até moscas caseiras. Na natureza, os louva-a-deus se alimentam de quase tudo o que conseguem encontrar e caçar — alguns se alimentam de abelhas, vespas e pequenos pássaros,[6] se bem que caçar estes últimos é uma péssima ideia.
      • Não é necessário comprar grilos na pet shop, apesar de alguns criadores defenderem que grilos selvagens podem transmitir doenças aos louva-a-deus. Há dúvidas de que eles representem algum risco para louva-a-deus comprados em loja, mas são potencialmente malignos para os capturados na natureza. Porém, esse risco existe até quando os grilos são comprados das pet shops — algumas lojas não alimentam e cuidam apropriadamente deles, deixando-os sujeitos a doenças que podem ser transmitidas ao louva-a-deus quando este os ingere. Caso você não conheça bem a reputação da pet shop, alimente os grilos em casa por alguns dias, com a dieta adequada, para só então oferecê-los ao seu louva-a-deus (e isso também serve para grilos selvagens).
      • Não coloque no viveiro do louva-a-deus insetos maiores do que ele — ou a caça pode tomar o lugar do caçador!
      • Louva-a-deus não se alimentam de insetos mortos.
    2. 2
      Proporcione alguma fonte de água para o louva-a-deus. Se você usa a gaiola de arame, pode simplesmente espalhar a água com um borrifador. Se o viveiro tem paredes sólidas (como um terrário), basta colocar uma tampinha de garrafa cheia d'água no interior dele. Lembre-se de que deve haver um galho ou poleiro de onde o louva-a-deus consiga alcançar a água, uma vez que esses insetos não são habituados a ficar no solo.
    3. 3
      Limpe os restos de comida. Bons modos à mesa definitivamente não são a característica mais marcante dos louva-a-deus. Na verdade, eles costumam deixar um rastro de pernas, asas, cascas, entre outros restos, e todos eles precisam ser removidos diariamente. O acúmulo desses restos causa nervosismo no louva-a-deus e, como resultado, ele não vai lidar bem com a vida em cativeiro.
      • Quando estiver limpando as sobras de comida, aproveite para limpar as fezes do louva-a-deus (elas possuem formato de bolinha).

    Parte 4
    Mantendo o louva-a-deus isolado

    1. 1
      É importante que dois louva-a-deus não dividam o mesmo viveiro. Tão voraz é o apetite do louva-a-deus por outros insetos que ele não hesitaria em devorar outro indivíduo da mesma espécie. Ele está no topo da cadeia alimentar e não vai desperdiçar uma chance de exercitar suas habilidades de caçador, ainda que para isso tenha de praticar o canibalismo.[7] Providencie um viveiro para cada louva-a-deus que pretende criar.

    Parte 5
    Manuseando o louva-a-deus

    1. 1
      Manipule-o com cuidado. Apesar de parecer forte, o louva-a-deus é frágil como os outros insetos. Evite apanhá-lo, uma vez que isso sempre implica alguns riscos para ele (que pode acabar esmagado sem querer) e para você (que pode ser confundido com um predador e atacado).[8] As garrinhas do louva-a-deus não são nenhuma ameaça (na verdade, você até encararia o ataque dele com certa curiosidade e surpresa), mas esse tipo de evento é angustiante e potencialmente traumático para o seu bichinho de estimação. Sempre que precisar apanhar o louva-a-deus, estique sua mão e ofereça-a ele. Seja paciente e espere que ele suba nela.
      • Não precisa ter medo de apanhar o louva-a-deus nos dias de limpeza do viveiro. Se preferir, você pode usar luvas.
    2. 2
      Não tenha medo de afagar seu louva-a-deus. Alguns gostam de ser acariciados na parte de cima do tórax (na altura em que as patas se conectam ao corpo).
      • Esse inseto desenvolve asas quando chega à maturidade. Ou seja, é capaz de voar. Nesse estágio da vida do louva-a-deus, você precisa fechar todas as portas e janelas sempre que for necessário abrir o viveiro.
      • Durante a ecdise, não perturbe e nem toque no louva-a-deus.[9] A ecdise é o processo em que o inseto se livra do exoesqueleto antigo e forma um novo — manuseie o louva-a-deus novamente apenas quando o novo exoesqueleto se formar.

    3. 3
      Seja higiênico. Lave as mãos após lidar com o louva-a-deus, com o viveiro ou com os objetos do interior dele.

    Parte 6
    Procriação

    1. 1
      Se você deseja ter vários louva-a-deus ao longo do tempo, deixá-los procriar é uma boa solução. A expectativa de vida desses bichinhos é bem curta: em seis meses, vão do estágio de ninfa à maturidade, depois têm mais seis meses de vida.[10] Na tranquilidade do cativeiro e com os cuidados adequados, podem viver um ano e meio. Identifique o sexo do louva-a-deus antes de mais nada — a fêmea tem seis segmentos sob o abdômen e o macho, oito. Após acasalar, a fêmea pode botar vários ovos e talvez devore o macho. Observação: fêmeas podem botar ovos sem acasalamento, mas, uma vez que não foram fertilizados, nenhum filhote nascerá deles.
      • Prepare-se para fazer as vezes de babá quando sua louva-a-deus fêmea cruzar. A barriga dela vai crescer e fazer com que ela perca a habilidade de voar. No fim da primavera ou no começo do outono, a fêmea botará os ovos, que devem eclodir apenas na próxima primavera.
      • A ooteca (ou seja, o estojo que protege os ovos) é dividida ao meio por uma espécie de crista. Ela não é tão bonita de se ver, mas deixe o nojo de lado!
      • Na primavera, os ovos vão chocar. As ninfas devem sair da bolsa por pequenos buraquinhos na ooteca. E um aviso: os filhos de louva-a-deus podem (e vão, se você não interferir) devorar uns ao outros se não forem separados. É comum que ninfas de louva-a-deus fiquem sem comer durante a ecdise para que consigam sair do antigo exoesqueleto com mais facilidade.
      • Alimente os filhotes conforme sugerido anteriormente.
      • Solte no jardim os filhotes que você não quiser criar.

    Dicas

    • Jamais toque um louva-a-deus durante a ecdise!
    • A ooteca do louva-a-deus é muito frágil, então, tenha cuidado.
    • Trate qualquer animal com cuidado. Lave as mãos após manusear o louva-a-deus, seu viveiro ou qualquer objeto que fique dentro dele.
    • Com cuidado adequado, um louva-a-deus pode viver por até um ano e meio.
    • O viveiro deve permitir a entrada de ar por cima e por baixo.
    • Algumas pet shops da internet vendem ootecas que podem ser deixadas no jardim e chocam após algum tempo. Isso vai aumentar a população de louva-a-deus da sua região, bem como a população total de insetos, e dar a você a oportunidade de avistá-los em seu habitat natural.
    • Ponha uma luz fluorescente acima do viveiro se você gosta de olhar para o louva-a-deus durante a noite. Essa luz também fornece nutrientes para qualquer planta viva que você possa manter no interior do viveiro.
    • Embora ameaçadores para outros insetos, os louva-a-deus não oferecem perigo aos humanos.
    • É preferível contemplar esse inseto em seu habitat a mantê-lo em cativeiro. Eles são lindos de se observar. E eles olham de volta para você. Quando um louva-a-deus aparecer para você, encare como um sinal de boa sorte — da mesma forma, matar um louva-a-deus pode trazer azar.
    • Para conhecer as diferentes espécies de louva-a-deus, leia a lista da Wikipedia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_esp%C3%A9cies_e_g%C3%AAneros_de_louva-a-deus.
    • Ao contrário do que crê o senso comum, louva-a-deus não estão em risco de extinção e matá-los não é ilegal. Isso não quer dizer que você deve matá-los! Em alguns países, como os Estados Unidos, é proibido soltar na natureza insetos de espécies não-nativas. Consulte o que as leis do seu país dizem sobre isso.
    • Comprar um louva-a-deus é a melhor opção. Ser capturado pode colocar o louva-a-deus selvagem em grande estresse, levando-o à morte.
    • Só apanhe o louva-a-deus quando estiver certo de que ele não vai arranhá-lo ou mordê-lo.
    • 75 a 250 filhotes podem chocar de uma única ooteca.

    Avisos

    • Não custa reforçar: não use um recipientes que já tenha armazenado produtos químicos como viveiro do louva-a-deus.
    • Não use venenos (fungicidas, pesticidas, inseticidas) nas plantas e demais objetos do viveiro do louva-a-deus. Isso vai matá-lo.
    • Colocar dois louva-a-deus juntos é uma péssima ideia. Eles não são pacíficos entre si depois de adultos e, cedo ou tarde, um pode acabar como refeição do outro.
    • Não deixe o viveiro do louva-a-deus passar a noite fora de casa. O frio pode matar seu bichinhos de estimação.
    • Se dois louva-a-deus comprados em pet shop acasalaram e tiveram filhotes, não os solte na natureza, a não ser que você esteja certo de que eles são uma espécie nativa de sua região. Além de interferir no equilíbrio ecológico, a introdução de espécies não nativas na natureza é ilegal.
    • Não use produtos tóxicos para limpar o viveiro, apenas água quente e, se necessário, um sabão líquido fraco. Se tiver dúvidas, pergunte ao atendente da pet shop a forma correta de se limpar o viveiro. "Fonte : wikihow"

    Materiais Necessários

    • Um recipiente para apanhá-lo (se necessário)
    • Terreiro ou similar
    • Gravetos, galhos e objetos em que o louva-a-deus possa se empoleirar
    • Comida viva, como as moscas e insetos detalhados acima
    • Painel aquecido ou outra fonte de calor para manter a temperatura ideal
    • Luz fluorescente, como as lâmpadas de LED (opcional)
    • Plantas e folhagem (opcionais), ou plantas artificiais
    • Luvas (opcionais)

    Fontes e Citações

    1. ↑ David Manning, Praying Mantis p. 173, in Need to know? Exotic Pets: Expert advice on buying and caring for unusual pets, (2008), ISBN 978-0-0726275-5.
    2. ↑ David Manning, Praying Mantis p. 172, in Need to know? Exotic Pets: Expert advice on buying and caring for unusual pets, (2008), ISBN 978-0-0726275-5.
    3. ↑ David Manning, Praying Mantis p. 172, in Need to know? Exotic Pets: Expert advice on buying and caring for unusual pets, (2008), ISBN 978-0-0726275-5.