2 de nov. de 2010

Como observar um aquário

Agora soma-se conhecimento e sensibilidade e teremos capacidade plena para cuidarmos devidamente de nossos preciosos peixes, mesmo que o conhecimento não seja muito abrangente.
Um aquário bem montado e bem cuidado reproduz um pedaço da Natureza com todo o universo de vidas e constantes fenômenos físicos-químicos que não vemos, mas nossa sensibilidade sem dúvida pode captar.
É como uma meditação, pois transportamo-nos para dentro do aquário e sentimos as necessidades dos peixes como sendo um deles e assim chegamos com precisão absoluta achando as respostas para as nossas dúvidas.
Embora a palavra vida defina todos os seres, a forma como se vive difere uma das outras e a vida aquática é radicalmente diferente da vida terrestre, por isso as atitudes e decisões a serem tomadas no cuidado do aquário devem passar pela nossa sensibilidade ou correremos o risco de nos decepcionarmos.
Para desenvolvermos a sensibilidade é necessário que em nossas observações deixemos nossas mentes livres de qualquer influencia externa, e que toda a nossa atenção seja concentrada no aquário como um todo, sua água, suas pedras, seus micro organismos, enfim tudo que tiver no aquário, e então sentiremos as respostas as nossas observações num diálogo mudo onde as palavras nada representam.
Bem,... finalizo dizendo que este “sexto sentido" se desenvolve lento e sutil, mas o exercício diário acaba nos levando a compreensão de todas as forma de vida, inclusive a nossa, colocando-nos em harmonia com o universo e nos propiciando mais felicidade... Ser um aquarista é tudo isso...