Se você leitor for analisar porque os seus peixes morrem, logo você chega a algumas
conclusões:
– Comprou peixes doentes;
- Os peixes são difíceis de cuidar;
– Devo ministrar remédios?
– Devo cuidar de temperatura e pH?
Com isso você acaba crendo que ter um aquário não vale a pena, porque é muito trabalhoso, tem que trocar a água todos os dias, alimentar duas vezes por dia, ver o termômetro de cinco em cinco minutos e ficar todo o dia mexendo nele.
TUDO ERRADO...
Primeiro: Aquário não é trabalhoso
Segundo: Não se deve mexer no aquário
Terceiro: Aquário é um laboratório onde você cria peixes como se fosse no rio ou numa lagoa, só que tem vidro. Logo, no rio ou lagoa, ninguém troca a água, não joga comida, não olha o termômetro de cinco em cinco minutos, nem fica mexendo nos peixes diariamente.
O aquário deve ser montado com todos os seus equipamentos e depois devemos “esquecer” dele. Apenas de vez em quando devemos limpar o vidro frontal impregnado de algas verdes.
Ai você pergunta... E a comida?... são duas vezes por dia, se eu não der eles morrem de fome?... Não, não vão morrer de fome... Se você montar bem montado o seu aquário, a luz ligada doze horas por dia, em média) vai proporcionar o desenvolvimento de algas e o crescimento das plantas, que servirão de alimento para os peixes. Estas micro algas e estes micro animais são chamados de plâncton e é disso que os peixes se alimentam.
Você pergunta: Eu não vou dar comida todos os dias para os meus peixes?... Vamos analisar o que vai acontecer: Imagine um tambor de 200 litros com água que você joga o resto de comida do almoço e jantar. Quantos dias precisará para o alimento azedar e apodrecer?... Uns três dias e você não vai suportar o cheiro do tambor... Pois bem, se você for um habituado a alimentar seus peixes todos os dias, seu aquário deve ficar com cheiro insuportável.
E o que acontece com o excesso de comida?...
Seu aquário tem mal cheiro, tem a água opaca (leitosa), seus peixes morrem constantemente, quando não morrem ficam agitando na superfície da água, e o uso de remédios não faz efeito.
Quando você alimenta os peixes, a sobra provoca o aparecimento de micro organismos (bactérias e fungos) que se alimentam de suas proteínas. E quanto mais sobra comida, mais bactérias, dai sua água não aceita oxigenação: Porque? a água é feita de duas moléculas de hidrogênio e uma de oxigênio (H2O) e entre elas fica um espaço e neste espaço é que fica o oxigênio dissolvido na água (que os peixes respiram).
Caso o seu aquário esteja com muitas bactérias, então acontece o seguinte:
Quando há muita bactéria na água, não sobra espaço para o Oxigênio, então os seus peixes começam a subir para a superfície da água procurando oxigênio... Você entendeu porque não devemos superalimentar os peixes?... mas ainda acha que deve alimentar... então podemos recomendar que seja o núnimo possível, dê preferência as vezes aos alimentos vivos e alimente os peixes sempre pela manhã.
O que seria um aquário bem montado?... Com filtro biológico, uma iluminação adequada, um filtro externo ou interno, um aquecedor, um termostato, plantas naturais, um solo bem montado. Geralmente o iniciante da preferência à enfeites, mas estes devem ser colocados no aquáno mais adiante (os enfeites que soltam bolhas de ar podem prejudicar o aquário quando o aquarista desvia o ar do filtro biológico para o enfeite). Regule com o divisor de ar: deixe mais ar para as torres do filtro biológico e menos para os enfeites. Quanto ao solo do aquário, é importante dizer que quanto mais cascalho (ou pedra rolada), melhor.
E não devemos trocar a água, porque?... inicialmente você imagina que toda água é igual. Não é. Existem numerosos tipos de água: água mineral, água termal, água potável, etc. A mesma água colhida de uma torneira modifica-se após três dias. Por isso você deve ter muito cuidado ao mudar o peixe de uma água para outra. Sempre que você compra peixes, cerca de 5% morrem por não se adaptarem a sua água. Ele estava acostumado a um tipo de água no aquário da loja e você o colocou em um outro tipo de água.
Se você é um iniciante de tudo, o problema é ainda maior... Você vai em uma loja e compra alguns peixes e leva para a sua casa. Quando você tira estes peixes de um aquário de água boa e coloca em seu aquário recém montado, com água da rua (cheia de cloro, fluor, alguns elementos químicos jogados nas represas por indústrias, etc...) o problema é grave, pois o cloro mata os peixes, queimando as guelras (aparelho de respiração)...
Se você precisar trocar a água do aquário por qualquer problema, troque sempre 50% e depois de sete dias, mais 50%. Não troque tudo de uma só vez, mesmo que a água não possua cloro.
2 de nov. de 2010
Home »
DICAS IMPORTANTES
» Por que os peixes morrem?
Por que os peixes morrem?
08:49
DICAS IMPORTANTES
Related Posts:
Bettas Também conhecido como "peixe de briga", esse peixe da família dos Anabantídeos é originário da Tailândia. Seu nome vem de uma tribo de índios, onde os guerreiros eram chamados de "Bettahs".Essa associação se deve ao fato de… Read More
Iluminação em Aquários Plantados Para facilitar um pouco a compreensão dos textos sobre iluminação em aquários precisamos conhecer alguns conceitos básicos: 1º) LUZ - É uma radiação eletromagnética que produz percepção visual. As plantas fazem uso da l… Read More
Doenças dos peixes ornamentais Existem várias doenças conhecidas e tratáveis de peixesornamentais. Com o tempo, o hobbysta vai adquirindoexperiência para diagnosticá-las e tratá-las. Mas mesmo o mais experiente criador pode ficar na dúvida sobre os sinto… Read More
Luz Quem nunca ficou pelo menos com uma dúvida na cabeça quando chegou em alguma loja de aquários para comprar uma lâmpada e se deparou com uma variedade de opções que vão do azul ao vermelho? Pois é, iluminação ideal para aquár… Read More
Todo um processo na criação do peixe Betta Apresentação da espécie Betta splendens, Peixe-de-Briga (Brasil), Combatente ou Peixe Lutador (Portugal), Pez Luchador de Siam (Espanha), Kampffisch (Alemanha), Siamese Fighting Fish (EUA), ou simplesmenteBetta, é um peixe… Read More