2 de nov. de 2010

Dicas de Compras

Adquira os peixes em casas de confiança e sempre bem pequenos para observar o seu desenvolvimento, tornando este "hobby" mais atraente e emocionante. Dentre os PEIXES indicados para o nosso tamanho de AQUÁRIO é preferível não exceder a 6 (seis). Após 20-30 dias escolha outros dois, junte-os aos primeiros e assim por diante, até um máximo de 10 (dez). Quando se adquire peixes, os mesmos são embalados em sacos plásticos contendo água, ar e/ou oxigênio. Portanto se encontram estufados. Chegando em casa ou no local onde se encontra instalado o AQUÁRIO, remova metade da TAMPA DO AQUARIO, coloque o saco, depois de bem lavado por fora, na superffcie da água, deixando-o por uns 15 (quinze) minutos permitindo a equalização das duas temperaturas (da água do saquinho e da água do aquário). Abre-se, então o saco e com muito cuidado, como tudo em aquarismo, despejamos os peixes com sua água no AQUÁRIO. Passe a observar todos os dias o comportamento de todos.
AGORA É QUE TEMOS UM VERDADEIRO AQUÁRIO E POVOADO.
É a partir do dia seguinte da primeira aquisição de peixes que se deve começar a alimentá-los. Recomenda-se que dêem alimentos já preparados em flocos e que se encontram em abundância no mercado. Isto é necessario até que os principiantes deixem de sê-lo uma vez que existem peixes CARNÍVOROS, HERBÍVOROS e ONÍVOROS ou em outras palavras, os que preferem comer carnes e proteinas animal, os que preferem comer vegetais e os comem de
tudo. Recomenda-se, portanto, alimentos PROTEINADOS ou VITAMINADOS que satisfazem a todos. Com o tempo, contudo, o novo aquarista vai perceber que deverá manter uma bateria de 5 (cinco) alimentos diferentes permitindo um bom desenvolvimento dos peixes e satisfazendo a todos. São eles: PROTEINADO, VITAMINADO, MARINHO, VEGETAL e CAMARÃO. Dê a porção necessária de cada dia, alternando-os cada cinco dias. Há ainda uma ração especial destinada a quem cria ou mantém os peixes LEBISTES no aquário, é a ração especial para LEBISTE.
A quantidade que se deve ministrar a cada dia, em média para cada um, isto é, para cada peixe, corresponderia a uma lentilha. Sabendo-se quantos peixes mantemos no AQUÁRIO devemos ministrar a quantidade correspondente.
Nos primeiros dias é preciso observar se eles consomem toda a comida em menos de 5 (cinco) minutos; então, dá-se um pouco mais ou imediatamente ou espera-se o dia seguinte para fazê-lo. Caso, após os 5 (cinco) minutos a comida ainda persista, no dia seguinte reduza
a dose e assim por diante ate que haja uma porção bem ponderada.
Para dirimir a preocupação de uma saída em fins de semana ou mesmo um período de férias de pelo menos 15 (quinze) dias, desenvolveu-se a ração de férias. São produtos que permitem alimentar os peixes durante os três dias do fim de semana ou durante os quinze dias de nossas férias ou viagem. Coloca-se um ou outro cubo de alimento dentro do AQUÁRIO e devido a sua constituição física se desagregam com certa dificuldade permitindo assim que o cubo se dissolva na água gradativamente e sirva de alimento.  Com o correr do tempo, se houver necessidade de alguma limpeza em alguma parede do AQUÁRIO utiliza-se um LIMPADOR DE ESPONJA o qual servirá para esfregar o local a limpar ou se não um limpador magnético.  Outra operação que poderá vir a ser necessária será a remoção de algum dos peixes do AQUÁRIO. Para tanto, nunca os apanhe com as mãos, caneca, copo ou quaIquer outro objeto a não ser uma redinha de nylon encontrada no mercado.  Com tal inicio, se houver vontade de se instruir melhor e se desenvolver neste instrutivo e fascinante campo da cultura tanto artística quanto científica, recorra aos livros e revistas já existentes ou participe de reuniões instrutivas que são anunciadas e realizadas periodicamente.