2 de nov. de 2010

Por que os peixes morrem?

Se você leitor for analisar porque os seus peixes morrem, logo você chega a algumas
conclusões:
– Comprou peixes doentes;
- Os peixes são difíceis de cuidar;
– Devo ministrar remédios?
– Devo cuidar de temperatura e pH?
Com isso você acaba crendo que ter um aquário não vale a pena, porque é muito trabalhoso, tem que trocar a água todos os dias, alimentar duas vezes por dia, ver o termômetro de cinco em cinco minutos e ficar todo o dia mexendo nele.
TUDO ERRADO...
Primeiro: Aquário não é trabalhoso
Segundo: Não se deve mexer no aquário
Terceiro: Aquário é um laboratório onde você cria peixes como se fosse no rio ou numa lagoa, só que tem vidro. Logo, no rio ou lagoa, ninguém troca a água, não joga comida, não olha o termômetro de cinco em cinco minutos, nem fica mexendo nos peixes diariamente.

O aquário deve ser montado com todos os seus equipamentos e depois devemos “esquecer” dele. Apenas de vez em quando devemos limpar o vidro frontal impregnado de algas verdes.

Ai você pergunta... E a comida?... são duas vezes por dia, se eu não der eles morrem de fome?... Não, não vão morrer de fome... Se você montar bem montado o seu aquário, a luz ligada doze horas por dia, em média) vai proporcionar o desenvolvimento de algas e o crescimento das plantas, que servirão de alimento para os peixes. Estas micro algas e estes micro animais são chamados de plâncton e é disso que os peixes se alimentam.

Você pergunta: Eu não vou dar comida todos os dias para os meus peixes?... Vamos analisar o que vai acontecer: Imagine um tambor de 200 litros com água que você joga o resto de comida do almoço e jantar. Quantos dias precisará para o alimento azedar e apodrecer?... Uns três dias e você não vai suportar o cheiro do tambor... Pois bem, se você for um habituado a alimentar seus peixes todos os dias, seu aquário deve ficar com cheiro insuportável.

E o que acontece com o excesso de comida?...
Seu aquário tem mal cheiro, tem a água opaca (leitosa), seus peixes morrem constantemente, quando não morrem ficam agitando na superfície da água, e o uso de remédios não faz efeito.

Quando você alimenta os peixes, a sobra provoca o aparecimento de micro organismos (bactérias e fungos) que se alimentam de suas proteínas. E quanto mais sobra comida, mais bactérias, dai sua água não aceita oxigenação: Porque? a água é feita de duas moléculas de hidrogênio e uma de oxigênio (H2O) e entre elas fica um espaço e neste espaço é que fica o oxigênio dissolvido na água (que os peixes respiram).

Caso o seu aquário esteja com muitas bactérias, então acontece o seguinte:
Quando há muita bactéria na água, não sobra espaço para o Oxigênio, então os seus peixes começam a subir para a superfície da água procurando oxigênio... Você entendeu porque não devemos superalimentar os peixes?... mas ainda acha que deve alimentar... então podemos recomendar que seja o núnimo possível, dê preferência as vezes aos alimentos vivos e alimente os peixes sempre pela manhã.

O que seria um aquário bem montado?... Com filtro biológico, uma iluminação adequada, um filtro externo ou interno, um aquecedor, um termostato, plantas naturais, um solo bem montado. Geralmente o iniciante da preferência à enfeites, mas estes devem ser colocados no aquáno mais adiante (os enfeites que soltam bolhas de ar podem prejudicar o aquário quando o aquarista desvia o ar do filtro biológico para o enfeite). Regule com o divisor de ar: deixe mais ar para as torres do filtro biológico e menos para os enfeites. Quanto ao solo do aquário, é importante dizer que quanto mais cascalho (ou pedra rolada), melhor.

E não devemos trocar a água, porque?... inicialmente você imagina que toda água é igual. Não é. Existem numerosos tipos de água: água mineral, água termal, água potável, etc. A mesma água colhida de uma torneira modifica-se após três dias. Por isso você deve ter muito cuidado ao mudar o peixe de uma água para outra. Sempre que você compra peixes, cerca de 5% morrem por não se adaptarem a sua água. Ele estava acostumado a um tipo de água no aquário da loja e você o colocou em um outro tipo de água.

Se você é um iniciante de tudo, o problema é ainda maior... Você vai em uma loja e compra alguns peixes e leva para a sua casa. Quando você tira estes peixes de um aquário de água boa e coloca em seu aquário recém montado, com água da rua (cheia de cloro, fluor, alguns elementos químicos jogados nas represas por indústrias, etc...) o problema é grave, pois o cloro mata os peixes, queimando as guelras (aparelho de respiração)...

Se você precisar trocar a água do aquário por qualquer problema, troque sempre 50% e depois de sete dias, mais 50%. Não troque tudo de uma só vez, mesmo que a água não possua cloro.