2 de nov. de 2010

Aquecimento da Água

O Aquecimento da água
Sabemos que a maioria dos peixes ornamentais de água doce são peixes tropicais, ou seja"vivem bem numa temperatura entre 24 e 30oC. Sabemos também que o aquecedor é utiTizado no aquário para aquecer a água, e como base, calculamos sempre a relação de 1W por litro de água para escolhermos a potência exata do aquecedor para nosso aquário.
Devemos ainda observar que a maioria dos agentes causadores de doenças nos peixes vivem melhor a baixas temperaturas e normalmente atacam peixes debilitados em função de uma temperatura na água não constante, ou seja, que sobe e desce muito num mesmo dia. Isto ocorre nos aquários em que o aquarista não calculou certo a potência de seu aquecedor e é obrigado a ficar ligando e desligando o aquecedor constantemente. Com isso a temperatura sobe, fica muito alta, o aquarista constata isso, desliga o aquecedor, a temperatura cai, o aquarista esquece e ela cai muito.
Quando percebe a baixa temperatura, o aquarista logo liga o aquecedor de novo e a temperatura volta a subir. Tudo isso não faz bem aos peixes que são animais de sangue frio e portanto sua temperatura corporal mantém-se sempre próxima da própria temperatura da água
Por tudo isso é necessário se calcular corretamente o aquecedor ideal para cada aquário. É claro que quanto maior for o volume da água do aquário, mais estabilidade teremos com a temperatura da água.
É conveniente instalarmos no aquario um termostato, que acoplado ao aquecedor, automaticamente regula uma tempetatura constante na água.
É importante o aquarista ler as instruções constantes na embalagem do produto, para que assim ele possa conhecer o produto, sua forma de regulagem e forma de instalação...
Na prática verificamos que um aquario pode ser montado sem termostato, desde que o aquarista escolha o aquecedor adequado e deixe-o ligado o dia todo (nos dias frios), ligue-o só a noite (nas meia estações) ou deixe-o desligado (nos dias quentes). Isso foi observado na Cidade de Sao Paulo.
É importante destacar que é preferível deixar os peixes a uma baixa temperatura constante, do que colocá-los em um aquário em que a temperatura da água varia muito durante um único dia..
Acompanhe a seguir a adaptação que o aquarista Jose Marcos Vicari fez em um termostato para utilizá-lo em um aquário pequeno de Betta, uma vez que não encontramos à venda aquecedores com potência menor que 5 W.
Texto de Marcus Marques da Silva

TRANSFORME SEU AQUECEDOR COMUM NUM AUTOMATICO
Quando adquiri meu Betta, fiz um aquário pequeno de 2 litros, mas como manter uma temperatura boa para ele? No mercado os aquecedores são de no mínimo 5W, daí iria super aquecê-lo.
Bolei então uma simples interligação entre o aquecedor automático e o comum de 5W. Vamos
então a receita:
Retire do tubo de vidro a resistência com o reostato, pegue um aquecedor comum, corte a tomada fora, descasque o fio e soldem em "paralelo" com a resistência do aquecedor automático (veja esquema).
Note que os fios do aquecedor foram ligados em paralelo com a resistencia, Pontos A e B.
Feito isso, com um certo cuidado introduza novamente a resistência com o reostato no tubo de vidro e parafuse-o.
Neste caso você já deverá ter um aquário principal com o aquecedor automático, e o pequeno nas proximidades. Daí o aquecedor funcionará sempre que o principal ligar e desligar.
Faça alguns testes para ver se corre tudo bem com a temperatura.

Photobucket - Video and Image Hosting