19 de mar. de 2016

Criação de Porcos – Suinocultura

Na América do Sul, o único país que integra os 10 maiores produtores de carne de porco é o Brasil. A produção para uso industrial cresce de forma rápida com muitos milhões de cabeças nos últimos anos, sendo a produção para subsistência diminuída.  Conheça mais sobre a criação de porcos (suinocultura).
A região Sul é a principal produtora de criação de porcos no Brasil, e o setor tem se desenvolvido por lá de forma muito rentável, avançando em relação aos aspectos tecnológicos que são cada vez mais integrados a realidade local. A região corresponde a 80% da produção nacional, e em alguns locais do Brasil ainda há a carência de criação de porcos – suinocultura. O empreendedor de sucesso deve explorar estas regiões para começar um negócio ou exportar seus produtos.
O mercado de carnes brasileiro, atualmente, passa por mudanças significativas e é necessário entendermos como tudo aconteceu. Antigamente, a carne de boi era a mais utilizada pelos brasileiros, e hoje em dia vemos a expansão da carne de frango que já ultrapassa as vendas da carne bovina e é o principal tipo de carne branca apreciado por aqui. A carne de porco, embora não seja líder no setor, é uma das mais utilizadas e é substrato ainda para a produção de linguiça (alimento muito consumido principalmente nos churrascos).
Os enlatados também necessitam de uma grande demanda de carne suína para serem preparados, e os gastos com carnes preservadas e enlatadas representaram mais de 568 milhões de reais em 2007. Novas pesquisas vêm sendo feitas a cada dia para melhorarem os números e as informações de mercado para auxílio dos novos empreendedores.

Produtos de Criação de Porcos – Suinocultura

As principais cores apresentados no mercado para a carne suína são: cabeça, paleta, lombo, pernil, perna dianteira, toucinho, bacon, pés, olhas, lombinho e rabo. E os outros produtos obtidos com a carne suína ultrapassam 100 tipos diferentes. A linguiça, como já falada, o lombo defumado, salame, copa, torresmo e outros são exemplos. O que é muito importante de ter conhecimento é quanto a disponibilidade de todo o corpo do porco, que é largamente utilizado, desde o sangue as tripas. O empreendedor então, tem a grande chance de aproveitar a matéria-prima para conseguir vender produtos diversos e relacionados, em vez de se dedicar a apenas uma especialidade, que pode diminuir as chances de obtenção de lucratividade.

Embutidos – Criação de Porcos – Suinocultura

Os embutidos são produtos feitos com a carne picada e temperada, geralmente com uma forma parecida. Sob pressão, em um recipiente de origem orgânica ou não orgânica, são produtos acessórios muito utilizados em todas as partes do Brasil, e podem ser frescos ou secos. Os secos são as linguiças frescas e os embutidos são salames e mortadelas por exemplo. Há ainda os embutidos cozidos, como os presuntos e salsichas. Para fazer os embutidos, a criação de porcos não precisa apenas dos suínos, mas de temperos, conservantes, tripas e estabilizantes.
Antes de o negócio abrir, é necessário que o empreendedor tenha ideias e já saiba mais ou menos o que vai produzir, as dificuldades e expectativas de encontrar certos produtos na região, as opções do mercado, as tecnologias envolvidas e suas possibilidades financeiras.

Criação de Porcos – Suinocultura – A cadeia produtiva

Na cadeia produtiva da suinocultura podemos fazer uma divisão simples em três grupos principais.
A produção primária é feita por suinocultores de ciclo completo, minifundiários e outros que estão normalmente ligados a indústrias de processamento. Insumos e serviços tem um grande valor no setor industrial de rações e de melhoramento genético. O processamento, embora não haja o acesso a informações precisas para traçar um perfil do grupo, sabemos que as quatro maiores empresas têm cerca de 30% do abate nacional e as dez maiores cerca de 40%.

Propaganda de Criação de Porcos – Suinocultura

O mercado de criação de porcos tem uma vasta possibilidade de lançar seus benefícios principais ao mercado de forma a recorrerem a publicidade. A propaganda tradicional é um benefício já muito conhecido e que traz atenção as idéias do empreendedor de suinocultura. O produto e seu conceito geram o interesse do consumidor, que estimulado ao processo de aquisição, corre atrás de formas de conseguir o que lhe foi proposto, ou seja, procuram uma forma de comunicação com a empresa para a compra de produtos.
Os formatos das propagandas podem ser anúncios impressos, anúncios eletrônicos, embalagens, anúncios em encartes, folhetos, catálogos, outdoors e outros. Pode ser boa a associação do empreendimento de suinocultura com outras empresas relacionadas para que haja a possibilidade destas parceiras ajudarem de alguma forma na divulgação do produto.
Muitas outras formas de divulgação ainda podem ser propostas especificamente para o estabelecimento.
Na televisão, vemos que as principais marcas de criação de porcos optam por fazerem campanhas com o nome da marca e não explicitando um produto ou outro e suas características, a menos que seja uma novidade no mercado. O reforço do nome da marca muitas vezes pode tornar-se mais rentável do que propriamente a oferta de produtos em promoção. O que vai dizer isso é a situação atual de uma empresa de criação de porcos, a possibilidade de investir pesado em propagandas mais tecnológicas, a realidade local e outros aspectos. Os custos elevados, se não empregados de forma planejada, podem não contribuir no caso de uma propaganda mal feita.

Criação de Porcos – Suinocultura – Produção Alternativa

Nem só para compôr a mesa do jantar o porco está servindo ultimamente. Além de ser uma excelente fonte de proteína e gordura na alimentação do brasileiro, o mundo da moda e do entretenimento são mais alguns exemplos de indústrias que procuram a criação de porcos. Mas, porque?
O mundo da moda movimenta bilhões de dólares todos os anos e a melhor forma de identificar a associação deste setor aparentemente tão distante da criação de porcos é a necessidade dos estilistas em comporem suas coleções com couro. O couro de porco é um dos mais usados na Moda brasileira e, acompanhando as tendências mundiais, será utilizado vastamente durante os próximos anos.
O empreendedor deve estudar profundamente onde seu empreendimento é capaz de ser encaixado e aproveitado, e assim formular táticas de chegar até empresas que provavelmente tenham a necessidade da compra de seus produtos para fazer negócios. É uma tarefa inteiramente trabalhosa ter de estar a par do que acontece em todos os setores da indústria, mas incrivelmente prazeroso quando o sucesso da suinocultura ganha credibilidade dentro do mercado e traz lucros satisfatórios ao trabalho realizado.

Pessoal de Criação de Porcos – Suinocultura

As pessoas que irão trabalhar na criação de porcos devem ter características em comum, como dinamismo, responsabilidade, simpatia com o cliente, paciência e vontade de trabalhar. Estas e cada uma das competências específicas servem para deixar o serviço cada vez mais agradável do ponto de vista do consumidor, tanto socialmente quanto na qualidade dos produtos e serviços oferecidos. É muito comum que as pessoas voltem a fechar acordos com empresas que foram confiáveis.
O pessoal que trabalhará frente ao público deverá ter uma boa aparência e experiência em contato com o setor de vendas e relacionamento com o cliente. Os funcionários que trabalhem na parte de cortes e produção de produtos devem ser cobrados em hábitos de higiene adequados. Os que estiverem com contato com a criação de porcos devem receber treinamento específico. Caso o empreendedor não consiga pessoas qualificadas para os cargos, o treinamento com cursos e palestras é o melhor a se optar."Fonte: novonegocio"