Sabe-se que, no Brasil, não é permitida a atividade de criação de animais silvestres em cativeiro. São somente permitidos os criadouros de animais silvestres que não estejam ameaçados de extinção, como zoológicos e entidades científicas.
Alguns animais são os mais acometidos pela criação de animais silvestres em cativeiro, como os macacos, papagaios, araras e pássaros brasileiros. O IBAMA é o órgão que autoriza a criação destes estabelecimentos, sendo o responsável por um estudo técnico e científico para saber se a estrutura e o negócio em si podem ser desempenhados.
A condição para a criação de animais silvestres em cativeiro no Brasil está fortemente ligada à autorização do IBAMA. Sem sua aprovação, o negócio não poderá ser criado e por isso o estudo sobre as leis, condições e imposições do órgão tornam-se necessários para o empreendedor cumprir as exigências e começar um negócio de forma legalizada.
O controle do órgão, muitas vezes, parece rígido demais, mas deve-se, principalmente, ao tráfico de animais que todos os anos sacrificam milhares de exemplares de espécies cada vez mais raras por conta de um interesse plenamente comercial, expondo os animais a condições inviáveis a vida.
O IBAMA, então, deve avaliar o projeto técnico e a infraestrutura da criação de animais silvestres em cativeiro para, então, o empreendedor poder dar entrada com o resto do projeto.
A comercialização de animais está prevista em lei, dependente de criadouros registrados no órgão de competência. Sem permissão, a criação de animais silvestres em cativeiro é considerada crime inafiançável.
Estrutura da criação de animais silvestres em cativeiro
O IBAMA, geralmente, já fornece suas exigências quanto àcriação de animais silvestres em cativeiro e o empreendedor pode se guiar.
O que é comum em relação a todas as espécies é simular um ambiente parecido com o habitat natural. Isso consiste na observação e pesquisa dos hábitos dos animais que serão criados para propor as principais características que deverão conter no ambiente de criação de animais silvestres em cativeiro. A observação de outros criadouros é a parte importante na estrutura, já que a prática neste serviço acaba excluindo as opções menos cabíveis.
No caso de animais que mereçam cuidados especiais, como os pinguins, deve-se instalar o ambiente propício para o seu desenvolvimento e procriação. Quanto mais exigências o animal silvestre exigir, mais dinheiro será gasto para propor as soluções necessárias. Por isso, os animais silvestres mais criados são de fácil acomodação.
Criação de animais silvestres em cativeiro – Regulamentação do comércio
A regulamentação do comércio na criação de animais silvestres em cativeiro inclui as portarias 117/97 e 093/98 e 102/98, que são aquelas que falam sobre animais brasileiros e animais exóticos, respectivamente.
Todas reafirmam a importância da comercialização com notas fiscais a partir de estabelecimentos criadouros registrados e com comprovante de origem dos exemplares. É preciso que toda essa burocracia seja efetuada para que haja certo controle da compra e venda de animais.
O tráfico ilegal faz fortunas e cresce tanto dentro quanto fora do Brasil e a intenção é acabar com esta prática revertendo à compra de animais apenas para os estabelecimentos credenciados e permitidos para realizarem as vendas.
Perfil do empreendedor de uma criação de animais silvestres em cativeiro
Não precisa dizer que o ideal é que o empreendedor de uma criação de animais silvestres em cativeiro goste muito de animais. Esta é a primeira dica para o empreendedor de sucesso conquistar clientes e ter seu negócio prosperando sempre: gostar do que faz.
Geralmente, os profissionais que começam um negócio como o proposto são veterinários, biólogos, zootecnistas e outros profissionais que lidam diretamente com os animais. Outros preferem aventurar-se num empreendimento como um desafio, mas devem precaver-se e saber muito mais informações em relação a vários aspectos que o ajudem a dirigir a criação de animais silvestres em cativeiro.
Cursos, palestras e eventos diversos acontecem em todo o Brasil e reúnem empreendedores da área de animais. Tanto aqueles que criam como aqueles que usam os animais como matéria-prima para o consumo trocam experiências e acabam adquirindo as informações que lhe darão base para lidar com os seus negócios.
Localização de uma criação de animais silvestres em cativeiro
A localização de uma criação de animais silvestres em cativeiro pode ser diversa, tendo que respeitar alguns parâmetros básicos. Devido à própria procura, a estratégia de mercado acaba influenciando a ida do estabelecimento para o lugar que tenha mais procura pela mercadoria. Porém, existe a necessidade dos animais que impossibilitam que a criação de animais silvestres em cativeiro esteja localizada, por exemplo, numa rua movimentada.
O bom senso é a primeira dica na hora de escolher a localização deste empreendimento, até porque, caso haja alguma irregularidade, o IBAMA é o primeiro a vetar a legalização do negócio.
É importante que a área escolhida disponha de água tratada e acessível para os animais, rações e alimentos de qualidade para a alimentação das espécies, funcionários responsáveis e profissionais treinados para executarem as tarefas com estes animais e uma parte para a conversa com os compradores de animais exóticos.
Marketing – Criação de criação de animais silvestres em cativeiro
Para conseguir cada vez mais compradores, as estratégias de marketing vêm influenciando todos os anos as empresas a investirem em formas diferentes de atrair o olhar do consumidor. No caso da criação de animais silvestres em cativeiro, pode-se investir bastante na aparência do local que o consumidor irá visitar, dar a oportunidade destas pessoas em chegar perto dos animais antes mesmo de adquiri-los, apontar formas de divulgação com alto poder persuasivo e conceder descontos e brindes na aquisição dos animais.
O ideal é estabelecer parcerias com cada vez mais empresas afins. Zoológicos, por exemplo, podem exibir cartazes mostrando as principais vantagens da criação de animais silvestres em cativeiro e assim o empreendedor consegue chegar a um público selecionado por um custo bem baixo. Podem-se pagar os estabelecimentos para anunciarem o negócio, como fazer parcerias e trocas de produtos.
Podemos perceber que a internet, hoje em dia, é uma excelente forma de divulgação, podendo ser escolhida sem problemas para estimular a compra de animais silvestres regulamentados. Um banner num site naturalista, por exemplo, é um bom começo para gastar pouco e, a partir do link, até uma visita à sede do estabelecimento pode ser perfeitas para cativar o consumidor.
Criação de animais silvestres em cativeiro – Novo público-alvo
O público-alvo de determinados negócios pode se modificar ao decorrer do tempo. Há algum tempo, as pessoas nas grandes cidades começam a se interessar por estar em contato próximo com a natureza. Adquirem plantas e animais diversos para compor sua rotina urbana e os animais silvestres são alguns destes animais.
Antigamente, apenas os cachorros e os gatos eram encontrados nas residências das famílias. Hoje em dia, cobras, araras e outros animais podem ser vistos perfeitamente incluindo uma família e a criação de animais silvestres em cativeiro deve estar atenta a isso."Fonte : novonegocio"