Por ser um pássaro alegre, com uma bela plumagem e uma canto agradável, é muito comum os homens domesticarem os canários que tornam qualquer ambiente mais feliz. A criação destas aves é chamada de Canaricultura e é uma técnica que possui algumas exigências para uma criação bem sucedida.
A criação destas aves é muito apreciada por serem pássaros que conseguem adaptar-se aos mais variados tipos de alojamento; desde grandes aviários ao ar livre, até gaiolas dentro de casa. Apesar de serem aves pequenas, os canários são robustos e resistem perfeitamente ao clima do Brasil. Atingem a maturidade sexual quando completam um ano de idade e a época de reprodução coincide com a Primavera. A fêmea põe de 4 a 5 ovos e o período de incubação é de 12 a 15 dias. O ninho é confeccionado com fibras vegetais, ervas e folhas de estevas, e aparece muitas vezes coberto por líquens, pêlos e penas.
Criar canários em gaiolas é muito comum e esta prática é permitida pelo IBAMA. No Brasil existe um órgão responsável por toda essa organização de criadores de pássaros domésticos que se chama Federação Ornitológica do Brasil - FOB. Geralmente, os criadores de canários os identificam com um anel quando nascem e são tratados com muita dedicação e carinho. O interessante é que quando os canários se tornam adultos, participam até de concursos de beleza e canto. Geralmente, os concursos dos canários acontecem nos meses de junho e julho.