19 de out. de 2016

Como Se Tornar um Falcoeiro

A falcoaria é um esporte nobre e recompensador, com uma história bem antiga que envolve a caçada de animais selvagens com uma ave de rapina treinada. A falcoaria não é algo que costuma ser buscado como um hobby casual — o esporte exige um grande investimento de tempo e muito trabalho duro dos novatos (a maioria das fontes sobre falcoaria diz que é preciso cerca de dois anos como aprendiz e cerca de sete anos de prática ou mais para dominar a arte por completo).[1] Se você acha que está pronto para se tornar um falcoeiro, pesquise um pouco sobre os exigentes requisitos que você vai ter de encarar para começar a dar os primeiros passos até se tornar um falcoeiro experiente!

Antes de começar, entre em contato com a instituição responsável pela fauna selvagem em seu estado/município. Assim como na caçada, as leis para a falcoaria variam bastante de lugar para lugar, portanto entrar em contato com a entidade local é um modo de ter certeza de que a falcoaria é legal na sua região e que você está apto a atender os requisitos para praticar o esporte.
  • Como referência, no caso dos Estados Unidos e do Canadá, existe uma lista das agências disponível no site da North American Falconers Association (NAFA).
  • Residentes do Brasil devem procurar o IBAMA.
  • Nota: as instruções nesse guia vão ser tratadas apenas em linhas gerais. Sempresiga as instruções e conselhos dos especialistas qualificados em fauna selvagem.
Certifique-se de que você vai conseguir dedicar o tempo necessário para se tornar um falcoeiro. A decisão de se tornar um falcoeiro é algo que vai afetar a maneira como você gasta seu tempo por muitos anos. Algumas coisas a se pensar enquanto você toma a sua decisão são as seguintes:
  • O processo de treinamento para se tornar um falcoeiro é muito longo.[2] O aprendizado, conforme mencionado, normalmente dura cerca de dois anos; se tornar um mestre exige sete anos de dedicação ou mais.
  • Uma ave de rapina exige cuidados constantes e próximos, sem folgas nem feriados. Normalmente, isso significa cerca de meia hora todos os dias, muito embora, nos dias de caçada, esse tempo vá chegar facilmente a quatro ou cinco horas.[3] Se você não puder cuidar de sua ave pessoalmente (como, por exemplo, se você sair de férias), é sua responsabilidade encontrar alguém que cuide dela na sua ausência.
  • Uma ave de rapina saudável pode chegar à casa dos vinte anos, apesar de que muitos falcoeiros acabam devolvendo as aves que pegam para a mata.
Certifique-se de que você tem o temperamento para a falcoaria. Em bom português, a falcoaria não é pra todo mundo. Embora se tornar falcoeiro possa ser uma experiência extremamente recompensadora e enriquecedora, ela envolve fazer certas coisas que algumas pessoas podem achar questionáveis ou desagradáveis. Elas incluem:
  • Matar animais. A maioria dos falcoeiros usa suas aves de rapina para caçar animais de alguma forma. Esse lado do esporte exige uma autoavaliação bem sincera: você se sente confortável ao matar animais selvagens? Está emocionalmente preparado para ver um predador capturar e matar uma presa? Estaria disposto a acabar com o sofrimento de um animal ferido?
    • Se você não tem certeza, considere ingressar na caça por vias mais tradicionais, que costumam oferecer menos barreiras para a entrada de novatos.
  • Confinar sua ave de rapina num poleiro. As aves de rapina normalmente são enclausuradas num lugar chamado de poleiro. Tais aves quase sempre ficarão felizes e confortáveis num poleiro bem cuidado, mas algumas pessoas não gostam de ver animais presos. Perceba que a maioria das pesquisas ambientais aponta que a falcoaria causa um certo impacto em populações de aves de rapina selvagens.[5]
  • Limpar e cuidar de sua ave de rapina. As aves são animais razoavelmente limpos, mas ser um falcoeiro ainda exige que você lide com sujeira às vezes. Por exemplo, eventualmente você vai precisar limpar o poleiro de sua ave, que pode acumular resíduos, ossos e outras coisas com o tempo.
Certifique-se de que você tem os recursos necessários para se tornar um falcoeiro. É difícil de indicar um custo exato para se tornar um falcoeiro — tais valores variam bastante de um falcoeiro para outro. No entanto, é possível afirmar que a falcoaria está longe de ser um esporte de baixo custo. Espere um gasto de ao menos alguns milhares de reais com sua ave de rapina durante sua vida. Para ser um falcoeiro, você deve estar preparado para assumir uma responsabilidade financeira com sua ave. Algumas das coisas que você deve se preparar para pagar são as seguintes:
  • Comida para sua ave
  • Gastos com veterinário
  • Viagens a encontros, locais para caçada e visitas a outros falcoeiros
  • Taxas de licenciamento
  • Abrigo e equipamento para sua ave de rapina — dependendo das leis da sua região, você talvez tenha que pagar uma taxa de inspeção
  • Livros e materiais de referência
Certifique-se de que você tem acesso a um terreno adequado. Para ser um falcoeiro, você deve ter um terreno para as caçadas onde você vai exercitar seu pássaro e praticar seu esporte. Não pode ser qualquer terreno — na verdade, quase todos os terrenos urbanos e suburbanos não são adequados para a falcoaria. O terreno deve ser de um tipo apropriado e dispor de uma quantidade razoável de presas para a caçada.
  • Os falcões exigem terrenos grandes e abertos para caçar, enquanto águias e pequenas aves de rapina conseguem caçar em campos menores e fazendas.
  • Terras com estradas, cabos elétricos, vida urbana, cercas de arame farpado ou onde a caça com armas é permitida podem ser inapropriadas por causa do risco potencial para a saúde da ave ou do falcoeiro.
  • Mesmo se você não for dono do terreno necessário, alguns fazendeiros vão deixar você usar a terra deles sem custo algum. Observe que é costume entre os falcoeiros oferecer aos fazendeiros algo em retorno, como dar uma festa anual para mostrar sua gratidão.
  • Se você tiver amigos com grandes pedaços de terra, esteja ciente de que você pode ainda ter de conseguir uma permissão por escrito para usar a terra deles.
Estude a falcoaria. Ainda não tem certeza se você quer se tornar um falcoeiro? Uma das melhores formas de decidir se você tem a motivação e o ímpeto para a tarefa é aprendendo tudo que você puder sobre o esporte. Se você tem paixão para pesquisar em livros, vídeos e consultar especialistas e outras fontes, talvez tenha a paixão e dedicação necessárias para se tornar um falcoeiro.
  • Uma lista de materiais de leitura recomendada pela NAFA está disponível em inglês aqui.
  • A Bond With the Wild, uma coleção de ensaios reunidos pela NAFA, é uma grande fonte para iniciantes começarem a ter uma ideia do que se trata a falcoaria.
  • Você também pode tentar conversar com falcoeiros pela internet, em fóruns ou murais de discussão. Com mais de 20.000 membros, o International Falconry Forum é um ótimo lugar em que os velhos profissionais e os novatos discutem as alegrias do esporte.
Converse com as autoridades locais para descobrir de que autorizações você vai precisar. Tornar-se um falcoeiro não é tão simples como ir para a selva e pegar um pássaro. As aves de rapina são protegidas por leis municipais, estaduais, federais e internacionais, e você vai precisar as licenças e autorizações apropriadas antes de pegar uma águia ou praticar a falcoaria. Entre em contato com a agência local responsável pela fauna selvagem o quanto antes, para que você tenha bastante tempo para completar todos os requisitos necessários para praticar legalmente a falcoaria.
  • Essas autorizações podem levar um bom tempo para serem aprovadas, então é importante planejar bastante. De fato, a maioria das agências de falcoaria concordam que é melhor pedir essas autorizações um ano antes da temporada de caça da qual você quer participar.[6]
  • Perceba que, além da autorização para a falcoaria, você também pode precisar de uma licença comum para caçadas, que pode exigir que você faça alguns cursos de caçador.[7]
  • A essa altura, você provavelmente já deve agendar o teste que você deve fazer para conseguir a autorização. Leia abaixo para ter mais informações.
Entre em contato com a organização de falcoeiros da sua região. Enquanto você espera pela papelada do governo ser processada, entre em contato com a organização de falcoeiros mais próxima para começar o processo de se tornar um aprendiz. Não existe esse tipo de organização ou clube em todos os estados, municípios ou regiões, mas existem alguns.
  • Aqui tem uma lista de clubes de falcoaria nos Estados Unidos e no Canadá, cortesia da NAFA.
  • Considere a ideia de ir a encontros nos clubes de falcoaria, mesmo que você ainda não esteja autorizado a praticar o esporte. Essa é uma ótima maneira de conhecer pessoas, aprender sobre o esporte e criar relações que podem mais tarde se transformar em patrocínios.
Encontre um patrocinador. Os falcoeiros progridem por três níveis de proficiência enquanto treinam: Aprendiz, Falcoeiro Geral e Mestre Falcoeiro.[8]Como aprendiz, você deve ter um patrocinador por ao menos dois anos. Patrocinadores podem ser tanto Falcoeiros Gerais como Mestres Falcoeiros. Diferentes clubes de falcoaria e indivíduos podem exigir diferentes coisas de seus aprendizes em potencial — alguns patrocinadores podem até exigir que o aspirante a falcoeiro treine com eles por um ano antes de considerar o patrocínio.

  • Seu patrocinador é uma das ligações mais importantes que você terá como um falcoeiro em treinamento. Essa pessoa vai te ajudar a aprender, te guiar e te aconselhar por muitos anos. Escolha alguém com quem você goste de estar e cuja experiência você respeite.
  • É muito, muito mais fácil fazer um falcoeiro experiente aceitar ser seu patrocinador se você tiver uma ligação pessoal com essa pessoa e se essa pessoa acreditar que você tem um entendimento competente do esporte. É ideal que você compareça a encontros de falcoeiros e busque os materiais de leitura descritos acima; desse modo, com o tempo, você vai se acostumar com os conceitos e com a terminologia da falcoaria.
Faça o teste de falcoaria para sua autorização. Em quase todas as jurisdições, você deve passar por um exame escrito administrado pela agência local responsável pela fauna selvagem antes de obter sua licença ou autorização. Esse exame vai testar seu conhecimento de aves de rapina, a biologia deles, cuidados com pássaros, as leis relacionadas à falcoaria e assim por diante.
  • Geralmente, você vai agendar seu teste com bastante antecedência (até mesmo na primeira vez que você entrar em contato com o departamento de fauna selvagem do seu estado/município). Essas agências normalmente exigem uma taxa para o exame e talvez ofereçam o teste somente em algumas datas no decorrer do ano, dependendo do seu estado/município.
  • Alguns exemplos de testes de Utah podem ser encontrados neste site. Embora eles não dêem as respostas, você pode realizar o teste e entregá-lo por e-mail para saber se foi bem.
  • Perceba que alguns estados/municípios exigem que você tenha encontrado um patrocinador antes de fazer esse exame, enquanto outros não têm esse pré-requisito. Pergunte na agência local responsável pela fauna local sobre as exigências específicas.
Primeiro, construa um poleiro para seu pássaro. Conforme foi mencionando antes, as aves de rapina usadas na falcoaria são colocadas em estruturas chamadas de poleiro. Antes de tentar conseguir uma ave, certifique-se de já ter as instalações necessárias para acomodá-la. Com a ajuda de seu patrocinador (e com as leis e regulamentos em mente), construa as instalações para acomodar sua ave. Essas instalações normalmente terão de ser inspecionadas pela agência local responsável pela fauna selvagem antes de você estar legalmente habilitado a manter uma ave de rapina nelas.
  • Em geral, as instalações podem ser feitas de madeira ou de fibra de vidro e não podem ter telas de arame no teto. Você pode fazer o chão do poleiro com pequenos cascalhos, concreto ou serragem. Deve haver galhos, sendo que ao menos um deles deve estar próximo de uma janela. Um pássaro requer um espaço de ao menos 1,8 x 2,4 m e 2,1 m de altura. Se você tiver dois pássaros, esse espaço terá de ser dividido ao meio com uma parede.[9] Muitas jurisdições exigem um espaço aberto para os pássaros, aonde eles podem ficar presos por um tipo de coleira.
    • Esses requisitos da instalação podem variar de região para região, portanto entre sempre em contato com a agência local responsável pela fauna selvagem para obter detalhes específicos.
  • Você também vai precisar de um recipiente para dar banho e uma balança confiável para monitorar a saúde da sua ave.
Faça ou compre seu equipamento. A falcoaria exige equipamento especializado para cuidar do seu pássaro. O equipamento necessário pode variar para cada espécie de pássaro, de acordo com as leis locais e as regulações; se informe com o clube local para saber a lista completa. Fazer esse equipamento costuma ser mais barato do que comprá-lo, e, se você for muito dedicado à falcoaria, essa pode ser uma habilidade valiosa. No entanto, seu equipamento quase sempre vai precisar ser inspecionado em relação à qualidade, a exemplo do que ocorre com as instalações, portanto só tente fazer seu equipamento se você for um artesão experiente.
  • Na maioria dos casos, você vai precisar de um bracelete (uma correia para colocar na perna do pássaro), de uma pulseira de identificação, de um botão (o lado trançado da correia), de um fiador (longo fio para treinar o pássaro), de uma luva (usada para proteger seu braço das garras do animal), de um capuz, de jesses (tiras de couro onde a correia fica presa), da correia, de uma isca (para treinar) e da telemetria (para saber onde está o pássaro quando ele sai da vista).
Prenda seu pássaro. Muitos patrocinadores vão exigir que os aprendizes peguem sua ave sozinhos. Nos Estados Unidos, os aprendizes só podem pegar Búteos-de-cauda-vermelha imaturos ou gaviões-mirim de qualquer idade (exceto no Alaska, onde eles também podem pegar Açores). Embora quase todas as jurisdições vão permitir que você pegue seu pássaro em qualquer época do ano, a maioria das fontes confiáveis recomenda que você o apanhe no outono ou no começo do inverno, pois, nessa época, os pássaros jovens vão ter tempo de se tornarem caçadores competentes ao mesmo tempo em que ainda estão mentalmente maleáveis para serem domados. Perceba que os pássaros de falcoaria não podem ser comprados por aprendizes nos Estados Unidos.
  • Prender uma ave de rapina é um assunto muito complexo para explorar em detalhes nesse artigo. Se quiser um guia muito bom, tente ler o seguinte artigo (em inglês) no site The Modern Apprentice.
  • Certifique-se de avisar seu patrocinador, de que todas as suas requisições e taxas foram processadas e de que você já recebeu a documentação apropriada antes de tentar pegar seu primeiro pássaro.
Envie a papelada e marque o seu pássaro. Depois de pegar seu pássaro, a maioria das jurisdições vai exigir que você o marque para o caso dele voar e ser encontrado por outra pessoa. Dependendo da sua região, pode haver uma papelada extra que você vai precisar preencher para registrar seu pássaro — como sempre, entre em contato com a agência local responsável pela fauna selvagem para mais informações.
  • Nos Estados Unidos, você tem 10 dias para enviar essa documentação depois de pegar o pássaro.
Comece a treinar seu pássaro. Agora que você capturou seu primeiro pássaro, você é oficialmente um falcoeiro. Siga as instruções do seu patrocinador com cuidado e seja paciente — costuma levar cerca de seis semanas para ensinar seu pássaro a caçar. Clique no link para obter mais informações.
  • Além disso, a edição de 1997 da Hawk Chalk (a revista oficial da NAFA) tem um ótimo artigo (em inglês) sobre como usar uma técnica chamada Condicionamento Operante para treinar aves de rapina.[13] Você pode encontrá-lo aqui.
Evolua para Falcoeiro Geral (e, no futuro, para Mestre Falcoeiro). Conforme você galga posições na falcoaria, conquista mais liberdades e privilégios do que os que tem quando aprendiz. Veja abaixo um breve resumo de cada classificação conforme especificado pelo Estado de Washington (a maioria das jurisdições norte-americanas são similares):[14]
  • Falcoeiro Aprendiz
    • Só pode ter um pássaro por vez.
    • Só pode capturar um Gavião-mirim ou um Búteo-de-cauda-vermelha da selva (Açores são permitidos no Alaska).
    • Espera-se que treine extensivamente com o patrocinador.
  • Falcoeiro Geral
    • Pode ter até três pássaros capturados por vez.
    • Pode capturar uma maior variedade de pássaros (veja o projeto de lei estadual WAC 232-30-152 para mais informações — link em inglês).
    • Pode patrocinar um aprendiz após dois anos como Falcoeiro Geral.
  • Mestre Falcoeiro
    • Deve demonstrar "ao menos cinco anos de experiência como Falcoeiro Geral e mostrar que consegue caçar com sucesso e cuidar de seus pássaros, e ter experiência com mais de um tipo de ave de rapina."
    • Pode ter até cinco pássaros capturados por vez.
    • Pode ter um número ilimitado de pássaros de cativeiro para a falcoaria.

Associe-se à NAFA. A maioria dos falcoeiros se associa à NAFA, a Associação Norte Americana dos Falcoeiros, como aprendizes. A associação da NAFA te dá muitas vantagens, incluindo acesso a notícias relacionadas à falcoaria, fontes de treinamento, grupos de discussão e muito mais. A NAFA exige que todos os requisitantes preencham um simples formulário de cadastro (disponível para envio online e impressão — em inglês — aqui). As obrigações do associado devem ser pagas quando você enviar o formulário e uma vez por ano depois disso — para norte americanos a taxa anual é de US$ 45,00, ao passo em que estrangeiros devem pagar US$ 65,00.
  • Além disso, você também pode querer se juntar à associação de falcoaria estadual ou municipal de sua região (se existir). Por exemplo, os falcoeiros no estado de Washington podem se associar à Associação de Falcoeiros de Washington. Brasileiros podem ser membros da ABFPAR — Associação Brasileira de Falcoaria e Preservação de Aves de Rapina.
Dicas
  • Certifique-se que você está pronto para se comprometer com pelo menos meia hora por dia para seu pássaro e para as caçadas com ele de 3 a 6 vezes por semana durante a temporada de caça.
  • Estude bastante e aprenda tudo que você puder antes de começar a falcoaria. Lembre-se de que nenhuma dúvida é estúpida.
  • A lei federal nos Estados Unidos diz que os falcoeiros devem ter no mínimo 12 anos de idade, embora a idade mínima possa ser diferente em outros lugares. Confira as leis locais em relação às exigências de idade para jovens falcoeiros.
  • Vale comentar que alguns falcoeiros usam pássaros que não são tecnicamente falcões (águias, búteos e gaviões etc.).
Aviso
  • Por segurança, certifique-se de tomar uma injeção para tétano antes de se tornar um falcoeiro. A prevenção é o melhor remédio, então é bom estar preparado.
  • Nunca machuque os animais. Eles são inocentes.
"Fonte: wikihow"