13 de out. de 2016

Como Remover o Odor da Urina de Gatos e Cães do Estofamento

Ter animais de estimação é uma experiência gratificante para pessoas de todas as idades e de todos os estilos de vida, mas a parte da limpeza pode levantar muitas questões e preocupações. Cães e gatos, os bichinhos mais comuns de se ter em casa, têm o infeliz hábito de urinar em tudo que é lugar, seja sofá, tapete, poltrona... Isso acontece muito com filhotes, pois ainda não foram ensinados a usar a bandeja sanitária nem a visitar o quintal nos momentos certos. Entretanto, se o animal desenvolver esse comportamento de uma hora para outra, fique de olho! Pode ser sinal de doença e, nesse caso, você precisa levá-lo ao veterinário. Enquanto isso, é muito importante limpar a urina e eliminar todo o cheiro para que o animal não se alivie naquele lugar novamente.

Método 1
Usando um detergente enzimático

  1. 1
    Descubra o local afetado o mais rápido possível. A urina pode ser ainda mais difícil de se remover caso penetre no estofado e até mesmo na parte de madeira do móvel. Na maioria dos casos, a mancha pode ser vista imediatamente. Se não:
    • Experimente usar o nariz. A urina dos animais geralmente tem um cheiro muito característico de amônia.[1]
    • Use uma luz negra. Por causa de suas propriedades químicas, a urina dos animais brilha sob essa luz mesmo depois de seca. A dica é marcar o local de alguma forma para saber onde limpar. Use um pedaço de giz ou até mesmo fita crepe.
  2. 2
    Absorva o líquido com jornais ou toalhas de papel. Não se esqueça de colocar luvas para não sujar as mãos. Pressione com bastante força.
    • Uma dica muito interessante é colocar o jornal sujo no local onde o animal deva urinar. Com um gato, por exemplo, coloque o papel dentro da caixa de areia. Essa é uma maneira bastante positiva de disciplinar os bichinhos, pois você estará transferindo o cheiro da urina para os locais apropriados
  3. 3
    Aplique o produto de limpeza no local afetado. Deixe agir de 10 a 15 minutos e, em seguida, absorva o máximo possível do líquido com o auxílio de mais folhas de jornal. Você também pode usar toalhas de papel ou um pedaço de pano. Por fim, deixe secar.
    • Se o detergente enzimático não remover o cheiro na primeira vez, repita o procedimento.
    • Muitas ligações químicas encontradas na composição da urina precisam ser quebradas por enzimas.[2] Por exemplo, quando o animal urina, a ureia se transforma em uma bactéria que, posteriormente, dá o cheiro característico ao líquido. Com o tempo, o odor só tende a piorar. Felizmente, a maioria das substâncias da urina pode ser removida com água e sabão. No entanto, o ácido úrico não é solúvel em água e, portanto, precisa ser limpo com um detergente enzimático.
  4. 4
    Cubra o local para deixar o produto agir. A dica é colocar um pedaço de papel-alumínio sobre a mancha para evitar que os animais voltem a urinar ali e também ajudar os membros da família a se lembrarem de não pisar nem sentar naquela área.
    • A mancha pode levar muito tempo para secar. Se tiver penetrado no estofamento, esse tempo pode até mesmo ser de vários dias.
    • O papel-alumínio é uma excelente barreira para impedir que o animal de estimação volte a urinar no móvel. O barulho e a textura do produto podem fazer com que ele se esqueça da existência daquele local.
    • Se estiver limpando uma almofada, por exemplo, deixe o máximo possível no sol.

Método 2
Usando outros métodos

  1. 1
    Apenas os detergentes enzimáticos podem remover completamente o odor da urina.Produtos como bicarbonato do sódio, sabão ou vinagre vão apenas mascarar o cheiro temporariamente. No entanto, essas alternativas são interessantes para o caso de você não ter um detergente enzimático no momento da limpeza. Mais tarde, porém, será preciso utilizá-lo.
    • Do contrário, o cheiro da urina vai subir novamente, e o animal vai voltar o utilizar aquela área.
  2. 2
    Use bicarbonato de sódio e vinagre. Quando combinados, criam água e acetato de sódio.[3] Essa substância age como um elemento abrasivo e remove quaisquer resíduos. Separadamente, o bicarbonato ajuda a eliminar quaisquer odores, e o vinagre auxilia na higienização do local. Para se usar esse método, há várias etapas:
    • Absorva o máximo possível de líquido com jornais ou toalhas de papel.
    • Polvilhe o bicarbonato de sódio generosamente sobre o local e deixe agir por cinco minutos. Isso serve para remover o odor causado pela mancha.
    • Em um pulverizador, misture partes iguais de água e vinagre branco destilado. Você também pode usar uma tigela ou qualquer outro recipiente.
    • Pulverize essa solução diretamente sobre a mancha. Aguarde mais cinco minutos.
    • Seque com jornais ou toalhas de papel.
  3. 3
    Use água oxigenada, detergente e bicarbonato de sódio. A água oxigenada (peróxido de hidrogênio) vai oxidar alguns elementos químicos presentes na urina. Para se usar esse método, as etapas também são várias:
    • Absorva o máximo possível de líquido com jornais ou toalhas de papel.
    • Polvilhe o bicarbonato de sódio generosamente sobre o local e deixe agir por cinco minutos. Isso serve para remover o odor causado pela mancha.
    • Em uma tigela, misture 1 xícara de água oxigenada 10 volumes com 1 colher de chá de detergente.
    • Despeje essa solução em uma toalha e aplique na mancha.
  4. 4
    Use Listerine é agua. Os enxaguantes bucais têm um cheiro extremamente forte e, por isso, podem ajudar a mascarar o odor da urina. Coloque um pouco de Listerine em um pulverizador e aplique sobre a área manchada.
    • Lembre-se de que esse método não limpa nem remove a mancha! O enxaguante bucal serve apenas para deixar a casa com um cheirinho mais agradável.

Dicas

  • Se nenhum método acima funcionar ou esses acidentes forem algo frequente, considere a compra de uma máquina específica para limpar estofamentos, carpetes e/ou tapetes. Com certeza, vai poupar muito sofrimento e deixar tudo novo em folha.
  • Para um efeito ainda melhor, borrife um aromatizador no ambiente.

Avisos

  • Nunca use água sanitária para limpar a urina dos animais de estimação, pois ambos os líquidos contêm amônia. Como resultado, os bichinhos vão usar o mesmo local outra vez.
  • Sempre use luvas durante o processo de limpeza.
  • Descubra o motivo desse comportamento. O animal pode estar com uma infecção urinária, por exemplo. O problema também pode estar sendo causado por estresse ou medo. Observe o bichinho e marque uma consulta no veterinário.

Fontes e Citações

  1. ↑ http://www.humanesociety.org/animals/resources/tips/removing_pet_stains_odors.html?referrer=https://www.google.ca/
  2. ↑ http://catcentric.org/care-and-health/removing-cat-urine/
  3. ↑ http://www.quickanddirtytips.com/education/science/vinegar-baking-soda-the-ultimate-cleanser?page=2
"Imagens Fonte: wikihow"