24 de out. de 2011

Reprodução de peixes Disco

A reprodução de Discos em cativeiro é relativamente fácil desde que se obedeça algumas regras.
Existem duas maneiras de se conseguir formar um casal, a primeira é comprar um casal já formado, a segunda é manter em seu aquário um grupo de no mínimo 6 Discos de tamanho e idade semelhante. Quando reparar que 2 Discos estão nadando juntos com as nadadeiras esticadas, sacudindo um em frente do outro, nadando rapidamente um em direção ao outro e ao se cruzar apontam a cabeça para baixo (ritual do acasalamento) e ainda evitando os demais peixes, parabéns, tudo indica que você conseguiu formar um casal.



Coloque o casal em um outro aquário de aproximadamente 70 litros sem substrato que deverá possuir uma tampa de vidro, um aquecedor, um filtro de esponja e receptáculo de desova (telha de barro, tijolo, vaso de barro invertido, cano de pvc ou um cone industrializado para reprodução). Tampe a parte traseira, os lados e 50% da frente com uma cartolina azul claro para dar mais privacidade ao casal. É importante ressaltar que o aquário de reprodução deve permanecer em lugar de pouco movimento.

Montado o aquário de reprodução, chegou a hora da paciência, mesmo com o receptáculo no aquário o casal pode resolver desovar em outro lugar, assim que o casal escolher o local, este vai ser limpo e só depois acontecerá a desova.

Após a desova é importante a utilização de um rémedio contra fungo (Azul de Metileno), o inimigo dos ovos. Os ovos que foram atacados por fungos vão ter uma cor branco fosco e vão ser eliminados pelos pais. Em três dias os ovos irão eclodir e até que os filhotes comecem a nadar são mais 3 dias.
É normal que após a desova os pais comam os ovos. Caso isto aconteça, na próxima desova coloque uma rede para proteger os ovos.

Existem maneiras de se induzir a desova tais como:

- Variar a temperatura da água em 3 graus,
- TPA em torno de 60%,
- Alimentar com comida de boa qualidade,
- Utilizar luz do sol,
- Colocar um terceiro Disco no aquário onde está o casal.

Entretanto o melhor que se tem a fazer e deixar que o processo de reprodução seja o mais natural possível.