13 de fev. de 2013

Espada



O Xiphophorus hellerii e mais conhecido no aquarismo como Espada é um peixe. Trata-se de uma espécie pacífica podendo ser criada em aquários comunitários, não sendo agressivo com outras espécies.
Muitos confundem o Espada (Xiphophorus hellerii) com o Peixe-espada marinho. Este nome popular foi dado devido à sua cauda inferior ser alongada.
Assim os mais desatentos acabam se confundindo muito entre estas duas espécies. Normalmente são alaranjados, alguns esverdeados, quando em boas condições. Porém não é difícil encontrar espécies vermelhas, amarelas e negras. Sua alimentação baseia-se em vegetais.


Comportamento Social
Esta é uma espécie de cardumes pequenos, geralmente pacíficos, porém, os machos podem ser agressivos entre si, principalmente em época de reprodução. Em pequenos aquários, aconselha-se deixar no mínimo um casal, porém o ideal seria um trio (duas fêmeas).

Reprodução
São ovovivíparos e sua reprodução não é difícil em cativeiro, normalmente a fêmea desova por volta de 20 a 30 indivíduos já formados, o aquário de reprodução deve ter plantas naturais, disponibilizando esconderijos aos alevinos, pois, pode ocorrer o nascimento num momento em que o criador não veja, e é altamente aconselhável que após a concepção sejam retirados os peixes, tanto machos quanto as fêmeas, para evitar que os novos indivíduos sejam devorados.
Não é difícil identificar os machos das fêmeas, pois os machos são os únicos a ter a cauda alongada. E, as fêmeas costumam ser maiores.

Detalhes
Original do México, Guatemala e Honduras
pH: 7.2
Temperatura da água: 25ºC
Tamanho adulto: 12cm
Tempo de vida: incerto