Um ato de crueldade cometido por um morador de Arujá, que cortou a cabeça de um pássaro Trinca-Ferro, na lista de espécies em extinção no Estado de São Paulo, foi parar na Delegacia. O homem, que passou a ser ameaçado e teve dados pessoais divulgados na internet, assinou um termo circunstanciado e responderá criminalmente pela morte do bicho. Segundo a Polícia Militar, o indiciado tentou fugir, mas foi localizado em Itaquaquecetuba, onde permanecia escondido.
O vídeo, a princípio gravado para ser enviado a um amigo, foi parar na grande rede. Peterson Alexandre dos Santos Ursulino, de 36 anos, havia feito um acordo com este amigo. Ele deu o Canário Belga dele em troca do Trinca-Ferro, muito apreciado pelo seu canto. O problema é que a ave não cantou no período em que esteve com ele. Insatisfeito, o homem pegou uma tesoura, segurou o bicho em uma das mãos e - sem nenhum tipo de piedade – cortou a cabeça do passarinho. As gotas de sangue da ave morta ficaram pingando nas folhas de jornal.
Estupefatos com a crueldade cometida pelo homem, alguns internautas teriam conseguido informações como nome de familiares, endereço e números de documentos pessoais de Ursulino. Morador de Arujá, ele decidiu se proteger no Jardim Camila, em Itaquaquecetuba, pois temia algum tipo de ataque.
Foi apurado que policiais da Delegacia de Meio Ambiente de Guarulhos (ligada à Seccional daquela cidade, que abrange Arujá), foram atrás do rapaz, mas não o encontraram em casa. Souberam depois que policiais militares ambientais conseguiram localizá-lo na periferia de Itaquá.
A PM decidiu apresentar o caso à Delegacia de Meio Ambiente de Mogi das Cruzes, sob comando do delegado Plínio Jubram. “Ele não tinha nenhum outro registro do tipo, mas contou a versão dele de que estava insatisfeito com o animal que havia recebido em uma troca com o amigo. Ele matou o animal e se desfez do corpo jogando no lixo. Ele confessou o crime e até chorou”, contou o delegado, em entrevista a este jornal.
O caso será encaminhado até o início da próxima semana à Seccional de Guarulhos. Falando o bom português, não há chances de o homem ser preso. Ele deve responder por abuso contra animal (artigo 32) em liberdade. Ursulino assinou um termo circunstanciado.
Segundo lista divulgada pelo núcleo ambiental do Ministério Público do Estado de São Paulo, o Trinca-Ferro é uma das espécies em extinção em terras paulistas.
Ainda sobre o vídeo, outras aves estavam trancadas em gaiolas penduradas na parede, mas elas não foram localizadas durante passagem dos policiais civis de Guarulhos pela residência do indiciado.
À Polícia Civil, a noiva do homem contou que soube da existência do vídeo por seu pai, que questionou o genro sobre o ato. O vídeo teria sido gravado em 27 de novembro.
Peterson chegou a gravar outro vídeo, de mais de seis minutos, pedindo desculpas pela crueldade cometida por ele. Apesar disso, vários internautas continuaram a ofender o homem. Ele se disse arrependido, mas não conseguiu convencer todos da internet."odiariodemogi"
4 de dez. de 2015
Home »
» Homem corta cabeça de Trinca-Ferro com tesoura "Pixarro"
Homem corta cabeça de Trinca-Ferro com tesoura "Pixarro"
04:03