5 de ago. de 2011

Folhas da amendoeira "Bactericida"

Folhas "Bactericida" da amendoeira
As folhas "mágicas" da Amendoeira (Terminalia catappa L.) são usadas como tônico e coadjuvante no tratamento de peixes ornamentais. Notadamente por criadores de Bettas splendens.
Estudos indicam que estão presentes em suas folhas elementos com propriedades bactericidas, fungicidas e parasiticidas. Estimulam a reprodução dos peixes, intensificam suas cores e os acalmam.

Identificando a árvore:
A Amendoeira (Terminalia catappa L.; Combretaceae) é uma árvore de grandes dimensões que pode atingir 35 m de altura. É típica de regiões tropicais.
Também é chamada popularmente de: Amendoeira-da-Praia, Chapéu de Sol, Sete-Copas, Amêndoa, Amêndoa de Java, Amêndoa de Malabar, Amêndoa de Cingapura, Amêndoa de Mar, Amêndoa Selvagem, Amendoeira Brava, Amendoeira Tropical, Amendoeira-da-Índia, Amendoeira-do-Pará, Anoz, Árvore-de-Anoz, Castanhola, Figueira-da-Índia, Guarda-Chuva, Guarda-Sol, Noz-da-Praia, Pé-de-Cuca, Terminália, Tropical Almond, Almendro, Badamier, Myrobalan, Kwang de Huu, Kobateishi.
Tem a copa bastante larga, fornecendo bastante sombra. É cultivada como árvore ornamental. É muito comum no Brasil, embora não seja uma planta nativa, ocorre a partir da região Sudeste, pois necessita de calor para se desenvolver. A semente é muito dura, envolve a amêndoa alongada. Desenvolve-se perfeitamente nos terrenos salgados, arenosos e resiste ao efeito dos ventos, sendo uma das plantas mais recomendadas para as praias. A sua madeira é vermelha, sólida e resistente à água, tendo sido utilizada para fazer canoas na antiga Polinésia.
A árvore é conhecida por produzir um veneno em suas folhas para se defender contra parasitas e insetos. Quando as folhas secas caem na água, uma tintura marrom é liberada. A tintura está cheia de ácidos orgânicos, como húmicos e taninos que abaixam o pH da água, absorvem substâncias químicas prejudiciais e ajudam a acalmar e criar um ambiente tranqüilo para o peixe.
Peixes que vivem ao redor da água onde as árvores de Amendoeira são achadas, são muito mais vibrantes, bonitos e saudáveis.
Classificação científica:
  • Sinônimos botânicos: Catappa domestica Rumph., Terminalia badamia sensu Tul., Terminalia rubrigemnis Tul.
Folha verde de Amendoeira (Terminalia catappa L.)
Folha verde
Folha verde de Amendoeira (Terminalia catappa L.)
Folha verde
Folha verde de Amendoeira (Terminalia catappa L.)
Folha verde
Folha verde de Amendoeira (Terminalia catappa L.)
Folha Verde
Frutos da Amendoeira (Terminalia catappa L.)
Frutos
Frutos da Amendoeira (Terminalia catappa L.)
Frutos
Floração da Amendoeira (Terminalia catappa L.)
Floração
Folhas secas da Amendoeira (Terminalia catappa L.)
Folhas secas
Amendoeira (Terminalia catappa L.)
Árvore
Amendoeira (Terminalia catappa L.)
Árvore
Amendoeira (Terminalia catappa L.)
Árvore
Amendoeira (Terminalia catappa L.)
Árvore

Coletando e preparando as folhas para uso:
Devem ser colhidas ainda na árvore, verdes e tenras, bem lavadas e secas à sombra. São usadas secas (bem secas).
Não colete folhas no chão, pois podem conter contaminantes indesejáveis.
Altas temperaturas podem diminuir ou até anular o efeito de alguns compostos importantes contidos nas folhas (por exemplo Tanino - fungicida/bactericida), oxidando ou até volatizando os mesmos. Portanto não desidrate as folhas ao sol ou em micro-ondas, como sugerem alguns textos que circulam na web.
Coleta da folha da Amendoeira (Terminalia catappa L.)
Coleta da folha
Lavagem da folha da Amendoeira (Terminalia catappa L.)
Lavagem da folha
Folha lavada da Amendoeira (Terminalia catappa L.)
Folha lavada
Secagem à sombra de folhas de Amendoeira (Terminalia catappa L.)
Secagem à sombra
Folha seca da Amendoeira (Terminalia catappa L.)
Folha pronta para uso

Como usar as folhas.
Para tratamento direto em betteiras, coloque uma pequena fração, pedaço compatível com a quantidade de água existente na betteira, aproximadamente 1 cm2/litro.
Se você vai usar a folha com outro tipo de peixe, saiba que a proporção adequada de diluição é de 1 folha grande/56 litros (o mesmo que 15 galões). A folha grande mede, aproximadamente 25 cm de comprimento, por 15 cm de largura.
A água ficará com a coloração de chá (marrom claro) e acabará se acidificando (pH por polta de 6,8). Depois de 5 dias imersas na água, devem ser retiradas e jogadas fora.
  • Efeitos esperados no processo terapêutico:

    • Recuperação do vigor físico;
    • Aumento da capacidade imunológica;
    • Tranqüilizante;
    • Intensificação das cores.

  • Efeitos esperados no processo reprodutivo:

    • Estímulo à reprodução;
    • Diminuição/ausência de ovos fungados (ovos brancos);
    • Redução de baixas de alevinos nos primeiros dias de vida.
Se você entender que o tratamento foi satisfatório, faça uma TPA (Troca Parcial de Água) de 30% e retome o ritmo normal de seu manejo.
Caso você entenda que o tratamento não foi totalmente satisfatório, estenda o tratamento por até 15 dias. Sempre promovendo as TPAs e trocando a folha a cada 5 dias.
As folhas "mágicas" da Amendoeira, assim como todo e qualquer produto fitoterápico, precisam ser usadas com cuidado, apenas até alcançar o efeito desejado. A exposição constante aos princípios ativos das folhas podem, a longo prazo, passar a causar problemas de saúde aos peixes. O remédio pode passar a fazer o papel de veneno.