2 de nov. de 2010

Tartaruga Aquática




Photobucket - Video and Image Hosting


FICHA TÉCNICA
– Nome vulgar: Tigre d'Agua, Tartaruga Imperial.
– Nome cientifico: Chrysemys dorbigni
– Tamanho: 25 cm
– Origem: Uruguais, Argentina e Brasil (Rio Grande do Sul).
– Temperatura ideal: 20 a 32oC.

ESPECIFICAÇÕES DO PALUDÁRIO
Dimensões: Aquário com mínimo de 30 cm x 30 cm x 60cm, dividido em dois ambientes por meio de uma placa de vidro em forma de rampa com inclinação para sustentar a areia da parte seca.

Iluminação: A parte seca deve receber sol direto por duas horas diárias, de preferência pela manhã para evitar o superaquecimento, ou utilizar iluminação artificial produzida por lâmpadas incandescentes comuns (40 Watts), aumentando a potência das lâmpadas de acordo com o tamanho do viveiro construído.

Aquecimento: A parte aquática deve ser equipada com termômetro, aquecedor controlado por termostato no inverno, para manter a temperatura no nível ideal. Obs.: Os filhotes devem ser mantidos em temperatura próxima do limite máximo (29 a 30oC) para estímulo do apetite e do crescimento.

Filtragem: Deve ser utilizado um sistema de filtragem (24 horas por dia) composto por filtro externo de preferência, acionado por motobomba ou potente compressor.

Manutenção: Os restos de alimentos e dejetos devem ser sifonados regularmente, para evitar o acúmulo que afetaria a eficiência do sistema de filtragem.

Troca de água: Semanalmente troque toda a água que estará muito suja. Substitua por água de torneira, utilizando-a diretamente. A quantidade normal de cloro não afeta as tartarugas.

Alimentação: Alimente-as com alface, couve, tomate, salsa, agrião, plantas aquáticas em geral, carne bovina, peixe, ovo cozido, caramujos aquáticos e minhocas.
Obs.: Misture aos alimentos preparados, um pouco de pó de giz branco, raspas de osso de siba, dolomita em pó ou casca de ovo bem triturada para fornecer o necessário complemento de cálcio na dieta. É recomendável também misturar periodicamente algum tipo de polivitamínico na ração.
Tartarugas no Aquário: As tartarugas não devem ser introduzidas em aquários ornamentais. Produzem grande quantidade de dejetos, poluindo a água e comem todas as plantas e destroem a ornamentação. Além disso, atacam e devoram os peixes que no seu habitat natural também Ihes servem de alimento.