29 de out. de 2010

Como fazer uma cultura de vermes-do-vinagre

Verme de vinagre é um nematóide aquático extremamente minúsculo, na verdade é uma lombriga, não um verme.
Eles aparecem naturalmente em barris de vinagre e são um excelente alimento para alevinos de quase todas espécies de peixe de aquário. As vantagens deles sobre os microvermes é que eles são ligeiramente menores e eles sobrevivem mais muito tempo no aquário. A desvantagem deles é a maior dificuldade para os colher.
Para começar uma cultura de vermes de vinagre vc precisará:
  • 1 recipiente ou garrafa Vinagre de Sidra

  • 1 pedaço pequeno de maçã

  • 1 cobertura de pano para o recipiente, ou uma rolha para uma garrafa

  • 1 cultura mãe (inóculo)
Para começar uma cultura, dilua seu vinagre de sidra (1 parte de vinagre para 3 de água), some uma fatia pequena de maçã fresca, some o inóculo e ponha tudo disto em uma garrafa limpa ou jarro. Cubra o jarro com uma cobertura de pano, uma rolha ou até mesmo uma toalha de papel. Não use tampas de metal para não matar a cultura. Armazene esta cultura em um lugar escuro e espere um par de semanas.
Você poderia usar uma lupa e ver milhões de vermes de vinagre que nadam pelo jarro. Tudo que você precisa fazer agora é de vez em quando olhar à cultura para ter certeza que está crescendo. Se você notar uma grande produção, você pode somar um pouco vinagre, um pedaço pequeno de maçã ou possivelmente até mesmo começar um subcultura.
Colhendo
Colher os vermes normalmente usa-se uma mangueira para sorver uma porção da cultura e esguichar sobre um filtro de café que é colocado em cima de uma xícara ou jarro pequeno. Economize a drenagem para devolver à cultura pois provavelmente contém muitos filhotes dos vermes.
Depois de escoar a mistura de vinagre enxague o filtro algumas vezes com água limpa, para evitar qualquer resíduo de vinagre. Quando a drenagem estiver terminada que você pode inverter o filtro em um recipiente pequeno com água e soltar os vermes que você poderá capturar um conta-gotas e servir aos seus alevinos.
Um método de colher novo foi postado recentemente em killietalk. Verta uma porção de sua cultura de vinagre em uma garrafa de pescoço longo. Encha até o ponto onde começa o pescoço. Coloque então água fresca completando o nível da garrafa, algumas horas depois muitos vermes terão migrado do fio de vinagre para o de água e podem ser colhidos facilmente. O vinagre permanece separado da água, assim você não tem que preocupar em entrar vinagre em seus tanques de alevinos. Depois vc só põe de volta mistura na cultura principal. Isso soa muito mais simples.